Maestrina


maestro

Inês Alves, professora de saxofone na Escola de Música da Banda Marcial do Vale e na Escola de Música Sebastião Azevedo, e maestrina da Banda Juvenil do Vale, encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Iniciou os seus estudos musicais em 2010 na Academia de Música de Arouca (AMA), na classe do professor Hugo Teixeira. No ano letivo 2015/2016 ingressou na Academia de Música de Castelo de Paiva (AMCP), também na classe do professor Hugo Teixeira, tendo concluído o seu 8o grau em 2018 com 19 valores. Durante o seu percurso pela mesma realizou vários concertos com a Orquestra de Sopros, Orquestra Sinfónica e Orquestra Ligeira da Academia, assim como com o Quinteto de Saxofones da AMCP e Coro de Câmara da mesma, com quem participou em várias competições nacionais e internacionais, como o FICA – Festival Internacional de Coros de Aveiro, Vocal Art Choir Competition em Paços de Ferreira e os European Choir Games 2019 – Gotemburgo, Suécia – conquistando duas medalhas de prata e uma de ouro.

Em 2018 ingressou na Licenciatura em Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe do professor Fernando Ramos, concluída em julho de 2021. Durante este percurso apresentou-se em vários concertos com a Orquestra Portuguesa de Saxofones, os quartetos de saxofone Room 204 SaxQuartet e Bliss Saxophone Quartet e a Orquestra de Sopros ESMAE. Teve o gosto de se apresentar a solo com a Orquestra Juvenil de Lobão, Orquestra de Sopros da Academia de Música de Arouca, Banda Musical de Santiago de Lobão, Orquestra Juvenil de Fajões, Banda Juvenil do Vale, Orquestra de Sopros da Academia de Música de Castelo de Paiva e Banda Marcial do Vale. Durante o seu percurso académico participou em eventos como a II Academia Internacional de Saxofone, o Congresso Europeu «Eur’SAX», o Festival Internacional de Saxofones de Palmela, e III e V Festival Banda Sinfónica Portuguesa Júnior, entre outros estágios de verão. Ao longo da sua formação tem vindo a trabalhar com saxofonistas de renome, entre os quais: Antonio Felipe Belijar, Tomás Jerez Munera, Otis Murphy, Jérôme Laran, Fernando Ferreira, António Luís Ribeiro, Hugo Lopes, Mário Marzi, Jean- Marie Bernardette, Francisco Martinéz, Gilberto Bernardes, Fernando Ramos, Henk van Twillert, Marcelo Marques, entre outros. Teve também o gosto de trabalhar com vários maestros nacionais e internacionais: José Eduardo Gomes, Fernando Marinho, Paulo Martins, José Ignácio Petit, Alain Crepin, André Granjo, José Villaplana, Douglas Bostok, entre outros Ao longo do seu percurso obteve alguns prémios como: 2o prémio categoria B no II concurso interno da AMA (2011); 1o prémio categoria C no III concurso da AMA (2012); 1o prémio categoria D no IV concurso da AMA (2013); 1o prémio categoria E no V concurso da AMA (2014); 3o prémio na categoria Júnior do Concurso Internacional de Sopros «Terras de La Salette» (2018); 3o prémio na Categoria E de Sopros do Concurso «Prémio Ilda Moura» (2019).

No decorrer dos últimos anos tem vindo a colaborar com várias instituições certificadas, como a Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sem Fronteiras, Banda e Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra de Vermoin, Orquestra Fundação Alord, Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves e Coro ProVocal Ensemble. Atualmente, é membro- fundadora do ensemble de saxofones “NeoEnsemble”, com estreia a 4 de junho de 2023. Como docente na Escola de Música da Banda Marcial do Vale, Santa Maria da Feira, organizou duas masterclasses de saxofone nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 com os professores Marcelo Marques e Francisco Rocha, respetivamente. Durante o seu percurso como professora já teve o gosto de também fazer parte do corpo docente da Academia de Música de Arouca, Academia Nacional de Jovens, Escola de Música da Banda Musical de Amarante e, como professora substituta, do Conservatório de Música Terras de Santa Maria e Conservatório de Amarante.

Informação

Patrocínios

patrocinios